O Colégio Oásis de Jacobina, iniciou suas atividades no ano de 1996, como extensão do Colégio Oásis de Miguel Calmon fundado no ano de 1990 pelos professores Dermival Miranda Santos, Miriam Geonisse de Miranda Guerra e Lídia Suzana Valois Miranda Santos.
Começou inicialmente com o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries tendo hoje estendido os seus trabalhos até a 3ª série do ensino médio.
Os nossos alunos hoje somam um total de 307, os nossos professores 25 e funcionários em número de 12.
A filosofia do Oásis conserva-se inabalável ao longo dos tempos “Aprender para ser livre e feliz”, pois aqui alunos, professores, funcionários e direção desenvolvem suas habilidades e competências de forma criativa e inteligente visando sempre o crescimento pessoal e profissional de todos para o pleno exercício da cidadania. Deste modo somos um colégio aberto e democrático, respeitador e compreensivo no âmbito religioso e político, com todos os componentes da comunidade Oásis.
O Colégio Oásis, em todas as suas séries, aplica o seu método pedagógico, claro que ele não tem a pretensão de ser inteiramente original, pois adota muitos princípios de vários métodos e conceitos de aprendizagem consagrada. Esses métodos e conceitos nos dão respaldo técnico, norteando a dosagem de conteúdos, formas de inclusão, técnicas para construção da própria aprendizagem, não impedindo, no entanto, que o nosso Colégio tenha posicionamento com propósitos educacionais bem definidos e com características próprias.
Somos por um trabalho de eficaz preparação dos nossos alunos em termos de conteúdos, possibilitando a cada um fortalecer-se com os conhecimentos sistemáticos, capazes de preparar para o efetivo e pleno exercício da cidadania consciente e responsável.

Com 2.400m² de área total e 1.500m² construída, o Colégio Oásis foi projetado pensando nos mínimos detalhes para o bem-estar de seus estudantes, tendo em suas áreas de lazer recursos que permitem atender às necessidades de todos.
Uma vasta área coberta foi estruturada em frente a cantina para que, com conforto, os alunos possam fazer seu lanche, conversar e descansar com tranqüilidade.
Nossas salas são climatizadas, temos uma ótima quadra de esportes, outro grande espaço que possibilita o lazer.

01 Sala de Oficina de Música
01 Sala de Professores
01 Biblioteca
01 Sala de Rádio

O nosso Projeto Político Pedagógico apoia-se:
a) no desenvolvimento de uma consciência crítica;
b) no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola;
c) na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto.
Enfim, representa um compromisso definido da nossa instituição com nossos educandos e com a comunidade na qual encontra-se inserida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz novas orientações para todos os segmentos de ensino, entre as quais a construção e execução do Projeto Político Pedagógico por cada instituição escolar, evidenciando assim uma preocupação em fomentar na escola a construção de sua autonomia e identidade.
Desta forma, o Colégio Oásis, fundamentado nos pressupostos acima anunciados, define como suporte teórico o sócio-interacionismo, tendo como base fundamental da linha de trabalho a construção do conhecimento, a qual identificará esta Unidade Escolar como uma escola com visão atual do processo educativo.
Os ideais do Colégio Oásis se mantêm sempre pautados na LDB nº 9.394/96 e nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica.