O Colégio Oásis está situado em Jacobina/BA, no Piemonte da Chapada Diamantina, município com população média de 83 mil habitantes. Atua no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Destaca-se pela excelência e compromisso com a qualidade da educação local, através da promoção de projetos pedagógicos voltados para a questões sociais, culturais e econômicas da comunidade e da microrregião.
O diferencial da educação Oásis é aliar valores a conteúdos que promovam o educando ao sucesso pessoal e profissional, fazendo a diferença como cidadão pleno e consciente de seu papel integro, frente as questões humanas, políticas e de movimentos histórico culturais na dimensão dos enfrentamentos e do respeito aos direitos e deveres que lhes conferem ao exercício da cidadania.
O Colégio Oásis de Jacobina, iniciou suas atividades no ano de 1996, como extensão do Colégio Oásis de Miguel Calmon fundado no ano de 1990 pelos professores Dermival Miranda Santos, Miriam Geonisse de Miranda Guerra e Lídia Suzana Valois Miranda Santos.
Começou inicialmente com o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries tendo hoje estendido os seus trabalhos até a 3ª série do ensino médio.
Os nossos alunos hoje somam um total de 307, os nossos professores 25 e funcionários em número de 12.
A filosofia do Oásis conserva-se inabalável ao longo dos tempos “Aprender para ser livre e feliz”, pois aqui alunos, professores, funcionários e direção desenvolvem suas habilidades e competências de forma criativa e inteligente visando sempre o crescimento pessoal e profissional de todos para o pleno exercício da cidadania. Deste modo somos um colégio aberto e democrático, respeitador e compreensivo no âmbito religioso e político, com todos os componentes da comunidade Oásis.
O Colégio Oásis, em todas as suas séries, aplica o seu método pedagógico, claro que ele não tem a pretensão de ser inteiramente original, pois adota muitos princípios de vários métodos e conceitos de aprendizagem consagrada. Esses métodos e conceitos nos dão respaldo técnico, norteando a dosagem de conteúdos, formas de inclusão, técnicas para construção da própria aprendizagem, não impedindo, no entanto, que o nosso Colégio tenha posicionamento com propósitos educacionais bem definidos e com características próprias.
Somos por um trabalho de eficaz preparação dos nossos alunos em termos de conteúdos, possibilitando a cada um fortalecer-se com os conhecimentos sistemáticos, capazes de preparar para o efetivo e pleno exercício da cidadania consciente e responsável.
Com 2.400m² de área total e 1.500m² construída, o Colégio Oásis foi projetado pensando nos mínimos detalhes para o bem-estar de seus estudantes, tendo em suas áreas de lazer recursos que permitem atender às necessidades de todos.
Uma vasta área coberta foi estruturada em frente a cantina para que, com conforto, os alunos possam fazer seu lanche, conversar e descansar com tranqüilidade.
Nossas salas são climatizadas, temos uma ótima quadra de esportes, outro grande espaço que possibilita o lazer.
O nosso Projeto Político Pedagógico apoia-se:
a) no desenvolvimento de uma consciência crítica;
b) no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola;
c) na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto.
Enfim, representa um compromisso definido da nossa instituição com nossos educandos e com a comunidade na qual encontra-se inserida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz novas orientações para todos os segmentos de ensino, entre as quais a construção e execução do Projeto Político Pedagógico por cada instituição escolar, evidenciando assim uma preocupação em fomentar na escola a construção de sua autonomia e identidade.
Desta forma, o Colégio Oásis, fundamentado nos pressupostos acima anunciados, define como suporte teórico o sócio-interacionismo, tendo como base fundamental da linha de trabalho a construção do conhecimento, a qual identificará esta Unidade Escolar como uma escola com visão atual do processo educativo.
Os ideais do Colégio Oásis se mantêm sempre pautados na LDB nº 9.394/96 e nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica.
No Ensino Fundamental I e II, a pratica cotidiana é estabelecida através da relação de convivência, motivada pela afetuosa parceria entre todos os integrantes da comunidade escolar. Desta forma a ideia é promover ações vivazes entre cidadãos, para que estes se tornem capazes de pensar de maneira independente e coletiva, com respeito às diferenças e adequar-se aos papeis sociais da diversidade humana em sua totalidade. Assim organizamos desde cedo, uma estrutura combinada para a rotina do educando, com alvo apontado para as diferentes formas de ações necessárias para o alcance do seu sucesso com vistas ao compromisso, disciplina e responsabilidade. Nesse âmbito, são estabelecidas metas para estudo diário, com objetivo de gerenciar de forma ativa e dinâmica as atividades propostas frente às quatro questões elementares: O que fazer? Quando fazer? Como fazer? Em quanto tempo fazer?
A trajetória e o rito de passagem para a adolescência é brindada com a chegada do Ensino Médio. As diversas descobertas, as nuances das transformações, os enfrentamentos do cotidiano de forma mais independente e responsável, são muitos dos questionamentos que os tornam mais ativos, críticos, curiosos, com algumas concepções de pensamento formadas. Essa fase da vida dá aos alunos do Ensino Médio, um leque de possibilidades de questionamentos impregnados do frescor da juventude e dos sonhos permeados pelo desejo de crescer, e da necessidade se auto afirmar, em meio a pluralidade humana coexistente entre tantos seres únicos e especialmente importantes.